Este blog tem como intuito transmitir conhecimentos de diversos assuntos, sem distinção de qualquer natureza com livre manifestação do pensamento, pois todo o conhecimento é valido, é dessa forma que descobrimos o que realmente queremos seguir. Nesse blog encontrasse documentários, vídeos, textos e livros que muitas vezes não chegam até nós e são esquecidos ao longo do tempo. Lembrando que devemos olhar de uma forma “aberta” só assim teremos o verdadeiro conhecimento que vem de dentro, formando nossas próprias opiniões e novos caminhos.

“Busquem se aperfeiçoar o máximo possível, pois todo tipo de conhecimento é válido”.

sábado, 3 de dezembro de 2011

O Equilíbrio



Lendo o livro "Comer, Rezar, Amar", tem uma parte que chamou a minha atenção, pois mostra a vontade da protagonista em alcançar o equilíbrio. Em uma das suas viagens, Liz conhece um xamã: Ketut. 

"Então, quando o velhote me perguntou pessoalmente o que eu queria de verdade, encontrei outras palavras, mais verdadeiras.
- Eu quero ter uma experiência duradoura de Deus. Algumas vezes, eu sinto que entendo a divindade de Deus, mas depois deixo de entender porque me distraio com meus desejos e medos mesquinhos. Quero estar com Deus o tempo todo. Mas não quero ser nenhuma monja, nem abrir mão por completo dos prazeres mundanos. Acho que o que eu quero é aprender a viver neste mundo e desfrutar seus prazeres, mas também me dedicar a Deus.
Ketut disse que podia responder minha pergunta com uma imagem.

Mostrou-me um esboço que havia desenhado certa vez durante a meditação. Era uma figura humana andrógina, de pé, com as mãos unidas em prece. Mas essa figura tinha quatro pernas e não tinha cabeça. Onde deveria estar a cabeça, havia apenas um tufo selvagem de samambaias e flores. Em cima do coração estava desenhado um pequeno rosto sorridente.
- Para encontrar o equilíbrio que você busca - disse Ketutu, é nisso que você tem de se transformar. Precisa manter os pés plantados com tanta firmeza na terra que é como se tivesse quatro pernas, em vez de duas. Assim, você consegue permanecer no mundo. Mas você tem que parar de ver o mundo através da sua cabeça. Em vez disso, precisa olhar pelo coração. Assim você vai conhecer Deus." 

 A pergunta de Liz para o xamã é a duvida que muitos de nós temos, pois queremos aproveitar a vida e seus prazeres, mas ao mesmo tempo desejamos estar equilibrados e encontramos a nossa paz interior, sem precisar abrir mão por completo dos prazeres mundanos. Ansiamos compreender Deus e toda a sua divindade, mas também desejamos ser compreendido pelas nossas falhas e erros, sem sentimos culpas pelos nossos devaneios. 

 Deus no coração sem abrir mão da vida!!!


Como diz o xamã, devemos nos transformar, pois para encontrar  o equilíbrio, devemos valorizar a nossa vida terrena, com tudo que ela nós proporciona e ver o mundo com amor, só assim poderemos aceitar as falhas, as magoas e os erros cometidos por nós e contra nós. 

No momento que olharmos o mundo com amor... Conheceremos Deus.



"Lembrem-se: um pé de cada vez, mas todos os quatro firmes no chão".

                                   
                                                                                                                     Patrícia Nobre